top of page

o nosso espaço ...

a Saber ...

leituras ...

Círculo do Livre Arbítrio

Sobre nós

O círculo do livre arbítrio-CLA, nasceu há cerca de um ano, fruto da vontade de doze pessoas.

Não tem estatuto jurídico e consiste apenas num grupo de pessoas, amigos de longa data, que decidiram organizar-se de um modo mais formal, para continuarem a desenvolver as atividades que, de forma menos sistemática, já vinham a ter lugar.

O grupo consta presentemente de cerca de trinta pessoas, dos mais variados quadrantes da sociedade. Com as mais variadas filiações políticas, e credos religiosos, bem como os mais variados níveis culturais, professam uma atitude de vida adogmática e tolerante, mas norteada pelos mais exigentes códigos de ética e moral.

Reconhecendo a necessidade de "perfectibilidade" e de usufruirem de um espaço diferente do habitual nas suas vidas, fundaram este Círculo de Livre arbítrio -CLA. Este tem um objetivo duplo; cultural e convivial. Visa criar um espaço de genuína fraternidade, com a possibilidade de adquirir mais conhecimento nas áreas de interesse dos seus membros. Para isso organiza visitas a lugares de interesse cultural, como monumentos, museus, e faz palestras e workshops dos mais variados temas, com oradores próprios e/ou convidados.

 

Dos últimos eventos destacam-se a visita à Rocha da Mina-Santuário do Endovélico, a visita ao Cemitério dos Prazeres, e o passeio à Serra de Montejunto com visita às grutas. Estão em vias de concretização, uma "noite de observação das estrelas", com a colaboração de Astrónomos amadores, visita ao Cromeleque dos Almendres e Évora, visita à Capela da Boa Nova- Igreja de Terena, e recriação de uma "Queimada Celta".

Neste grupo a participação não está sujeita a qualquer quota e tratando-se de um "Circulo" não está estruturado de forma hierárquica. Tal permite a que a organização dos eventos possa ser proposta e planificada por qualquer dos seus membros, bastando para isso comunicar da sua intenção, e organizar o evento. Para tal conta com a colaboração voluntária de todos.

O grupo tem vindo a aumentar o número dos participantes, uma vez que para se juntarem ao Círculo basta ser-se uma pessoa de boa índole moral, agradável ao trato, e interessada no seu desenvolvimento enquanto ser Humano.

É nossa convicção que no tempo de existência deste Círculo, temos cumprido amplamente os objetivos que nos movem.

Que o tempo seja o verdadeiro juiz do nosso trabalho e das nossas intenções.

10.outubro.2015

bottom of page